sábado, 10 de abril de 2010

A bizarra programação da televisão.



Já é de conhecimento público que falar mal da TV aberta brasileira é chover no molhado. Isso é objeto de muita discução, que apesar de tanto ódio, a TV continua sendo um dos meios de comunicação preferidos dos brazucas.
Mas eu me vi lendo o post anterior, de meu querido amigo Doutor Mestre em Tecnologia, e cheguei a conclusão que restringir as reclamações a TV local de Fortaleza é meio injusto. A televisão é um meio de comunicação que preza pela quantidade e não pela qualidade de seus consumidores. Imaginemos que as emissoras de TV sejam um grande bar, o dono do bar não está nem aí se os seus clientes vão beber moderadamente, ou se vão encher a cara... se estiverem consumindo ele só tende a lucrar! O mesmo acontece com as emissoras de televisão: Os cabeças da programação não tão ligando se uma pequena parcela da população (que tende a ser a mais inteligente) acha que sua programação é um monte de merda de elefante, se a maioria ignorante da população estiver assistindo e gostando, eles só tendem a lucrar!
Então voltamos a TV local de fortaleza: Eu também não sei se os programas policiais são comuns lá fora, mas gostando ou não eles fazem um papel de ataque ao governo. A forma mais facil de afetar um comerciante é se os clientes estiverem insatisfeitos, o mesmo acontece na politica: se a televisão mostrar que tem coisa errada na segurança da cidade, a população vai parar e pensar: "Peraí, tem coisa errada, vou votar em otro cabra, ou fazer o que tá no poder mudar alguma coisa", e que hora melhor pra mostrar essas coisas pra todo mundo senão a hora do almoço? Tá todo mundo em casa almoçando, crianças não estão na escola e pais não estão trabalhando, estão todos na frente da TV, vendo o caos que é a cidade de Fortaleza.
Isso se chama "publico alvo", programas inteligentes para um publico mais seleto, tendem a serem exibidos a altas horas da noite (sim, isso foi um trocadilho)ou de manhã muito cedo. Se um programa de nível intelectual superior fosse exibido no horário nobre não faria nenhum sucesso, pois o horário nobre é destinado as massas, ou seja, destinado ao publico ignorante.
O objetivo das grandes emissoras de TV é alienar os telespectadores. eles dizem: "Joguem um monte de merda pra eles assistirem e num se tocarem que o Brasil tá ruim por culpa deles, que não fazem nada além de ver o Big Brother", que aliás é uma polêmica: o BBB é ao mesmo tempo o programa mais odiado e mais amado do Brasil, e vocês acham que a globo tá achando isso ruim?
Sem querer falar mal do Doutor, mas atacar a TV local de Fortaleza é pescar peixe pequeno, quando na realidade o maior problema é a TV brasileira.

É isso, tive vontade de me impor, aqui foi o serviço de utilidade do tio Chupacabra. Hail!

Nenhum comentário:

Postar um comentário