terça-feira, 6 de abril de 2010

Modelos de Guitarra

Olá, fofos e fofas, aqui é Mestre Chupacabra.
Dessa vez vou tratar de um assunto que me agrada bastante: Guitarras! Eu sou um aspirante a guitarrista e grande amante dos modelos das guitarras e da história por trás dos mesmos. Aqui vou listar alguns dos modelos mais famosos e expor meu ponto de vista, vamos lá!

Eis alguns modelos de guitarra, não listarei todos aqui.

Flying V:
Vou começar pelo meu modelo favorito. A Flying V, foi criada no fim da decada de 50, mais precisamente no ano de 1957, pela Gibson, criada juntamente com os modelos Futura, Explorer e Moderne todos desenhados por Ted McCarty, o então presidente da Gibson. Foram criadas para dar um visual mais moderno as guitarras Gibson, mas na época não fizeram porra nenhuma de sucesso e a produção do modelo foi interrompida em 1959.
Mais tarde, alguns fodões da guitarra como Jimi Hendrix e çeuque, decidiram procurar um visual mais arrojado e um som mais fodão então começaram a usar as Vs, esse interesse fez com que os figurões da Gibson relançassem o modelo, então em 1967 o modelo voltou as prateleiras, com um escudo maior e mais bonito e com a ponte original da Gibson. Hoje a Gibson chama seu modelo de V- Factor.
Outras marcas lançaram modelos Flying-V, com seus toques pessoais, como a Jackson que lançou sua Shark Fin (ou V-2, ou Rabo de Peixe) que se assemelhava ao rabo de um tubarão por ter as pontas de tamanhos diferentes e pontiagudas (essa é a minha guitarra *-*). Outras marcas que lançaram modelos Flying -V foram Dean, Cort, Antares e Ibanez. Uma curiosidade é que em 1981 a Gibson lançou o V-Bass, modelo de baixo semelhante a Flying-V, mas apenas 375 foram produzidos.

Stratocaster:
A Stratocaster é um dos modelos mais conhecidos. Foi criada por Leo Fender, George Fullerto, Freddie Tavares e çeuque no ano de 1954, ficou muito famosa nas mãos de Jimi Hendrix na década de 60.
Ela foi criada porque nosso amiguinho Leo Fender queria um instrumento que num perdesse em agudos, mas fosse mais grave que a estridente Telecaster. Ele queria um instrumento que pudesse alcançar extremos sem perder seu timbre, então ele teve a idéia de usar o Trêmulo, uma inovação na altura, que servia pra causar uma distorção no som sem desafinar a pobre da guitarra. o Headstock da mesma foi criado pois os guitarristas ficavam zoando a Telecaster por ter a "cabecinha", aê o Leo Fender decidiu deixar a Strato mais cabeçuda, já o corpo da Strato foi inspirado no Fender Precision Bass . Segundo Leozinho Fender, a posição das tarrachas em linha reta no headstock deixando as cordas retas mesmo depois da pestana, dificulta a desafinação do instrumento mesmo usando o trêmulo frequentemente. Antigamente o escudo da mesma não possuia três camadas, deixando a guitarra mais fragil podendo se deformar com o tempo, ela também dispunha de chave de três posições para selecionar captadores (uma para o captador da ponte, uma para o do meio e uma para o do braço) mas alguns guitarristas que num tinham mais oque fazer descobriram que deixando a chave numa posição intermediaria era possivel ligar dois captadores ao mesmo tempo, deixando o som unico, então os novos modelos possuem cinco chaves (uma para cada captador, uma para ligar o do meio e do braço ao mesmo tempo e uma para ligar a do meio e o da ponte).

SG:

A menina dos olhos do Macaco Rato. Foi criada na decada de 60 pela Gibson, que achava que a Les Paul tava ficando ultrapassada, então decidiram mudar o design do carro chefe da empresa. Depois de umas mudanças sutis na própria Les Paul, eles decidiram inovar e criar um modelo que consertasse os defeitos da mesma. Uma crítica constante era que a Les Paul era muito pesada e muito dificil de alcançar os ultimos trastes, deixando o ato de tocar mais complicado. Então mais uma vez o tio Ted McCarty, resolve redesenhar a guitarra sólida da Gibson, que com o fim do contrato com o Les Paul foi renomeada de SG, ou Solid Guitar no final de 1963. A SG é bem mais fina e leve que sua predecessora, possui um braço fino, facilitando a velocidade. O fato do corpo ser mais fino deixa a guitarra mais pesada no seu braço, fazendo-a pender para esse lado quando tocada em pé, apesar dos captadores da SG e da Les Paul serem o mesmo, o timbre da SG é diferente devido a menor espessura do corpo da guitarra.


Les Paul:

Essa ficou muito famosa nas mãos do Slash, e é um dos modelos mais conhecidos. Foi lançado na década de 50, mais uma vez pela Gibson. Foi desenhada e desenvolvida por Lester William Polfus, popularmente conhecido por "Les Paul" . Quando Lester criou o protótipo e levou para os figurões da Gibson o modelo foi rejeitado, pois na época o foco era mais voltado as guitarras semi-acústicas da própria Gibson. Entretanto, em 1950, a Fender, principal concorrente da Gibson, lança o modelo Telecaster (olha ela aí de novo) que se tornou um sucesso de vendas. Nessa situação a Gibson do tio Ted resolve investir no modelo Les Paul que acabou por se tornar um ícone. Muitos astros do Rock usaram a Les Paul, como o já mencionado Slash, Jimmy Page, Ace Frehley, George Harrison, Buckethead, entre outros doidões.



É isso aê, cambada! Espero que tenham apreciado! Eu fico por aqui, até a próxima, Hail to the king, baby!

fonte: Wikipédia ;D

26 comentários:

  1. Acho que foi o Goku que criou a primeira guitarra, pois as guitarras não parecem coisa da humanidade, por isso os homens tentam aperfeiçoa-las para chegar perto de Goku

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que cara mais otário....
      é um retardado que não tem o que fazer e vai assistir DBZ no AnimeQ

      Excluir
  2. amigo, não sei de onde vc tirou essas informações, mas boa parte das informações estão erradas, seu post ta uns 60% certo só... como sobre o tremulo, q é MTU anterior a fender, vem das gibson/gretche/richenbacker antigas, a fender utilizou pq tava virando moda na época, e o tremulo modula a nota, e não a distorce como vc disse... de boa, da uma revisada ai, pq repassar informações erradas é foda né fiote?

    ResponderExcluir
  3. Jimmi Hendrix não usava Flying V e sim uma Fender Stratocaster... como Crowleu disse aí... tem muita coisa errada

    ResponderExcluir
  4. Tem muita coisa errada no texto sim, mas que o Hendrix usava Flying V está correto. Saca só: http://www.youtube.com/watch?v=4b4gjJ_-tf8

    ResponderExcluir
  5. Vc citou apenas 4 modelos de uma infinidade. Dê uma olhada neste site para mais informações: mundoguitarra.wordpress.com

    abraço

    ResponderExcluir
  6. Seguinte: Não lembro de ter mencionado que o trêmulo foi criado pra Stratocaster, só disse que o Leo Fender teve a ideia de usa-lo no modelo...

    sim, só citei 4 modelos, mas no começo do post eu havia mencionado que ia citar alguns dos modelos mais famosos, não falei que citaria todos...

    obrigado pelas dicas, hail...

    ResponderExcluir
  7. Adorei seu post. gosto muito dah les paul e dah flying V... acho q esses quatro modelos são os mais bonitos e pah

    ResponderExcluir
  8. A Les Paul é a melhor guitarra do mundo!!!!!!!
    Eu comprei e comprovo XD XD XD XD

    ResponderExcluir
  9. Amigo, grande duvida. A flying - v é a V2, pois o o "rabo de peixe" com uma ponta maior q a outra da sensação de movimento, e a fly - v é a que vc apontou pois ela é mais estatica.

    ResponderExcluir
  10. Ahmorrediabo! Eu tenho minha stratocaster e to feliz

    ResponderExcluir
  11. Cara Gosto mais da Warlock,mais dessas 4 que vc falou eu sou mais fã da SG gosto dela pra caramba.

    ResponderExcluir
  12. cara, a les paul é a melhor, sem comparação!!!
    o slash é prova disso...

    ResponderExcluir
  13. post legal irmao, parabens!
    abraços

    ResponderExcluir
  14. Bem legal kra, fiz um post semelhante, sem ter o cuidado de explicar detalhadamente os modelos. Ficou bem bacana.

    http://thatsallrightmama.wordpress.com/2011/10/09/os-modelos-mais-famosos-de-guitarra/

    ResponderExcluir
  15. Slash é um cusao mas a les paul é boa

    ResponderExcluir
  16. Valeu hein!Parabéns pelo post, ajudou muito ;)
    Obs: Eu prefiro a boa e velha Stratocaster...

    ResponderExcluir
  17. Eu gostei da Star, pantera pow! quero comprar uma dessa! viva ao METAAL! \M/

    ResponderExcluir
  18. warlock é mto foda, se nao me engano é o Mike Thomson qe usa né??

    ResponderExcluir
  19. faltou mais modelos para serem destrinchados.

    ResponderExcluir
  20. eu to em duvida se compro uma sg ou uma fly T.T

    ResponderExcluir