quinta-feira, 25 de março de 2010

Modas Antigas (Parte 04)

Albuns de Figurinha

Crianças amam adesivos, isso é um fato, pode dar adesivo de um candidato a prefeito feioso, que elas vão adorar. Então, imagine só, adesivos de coisas que elas gostam, para colecionar em um album. Essa idéia genial rendeu uma boa grana pra muita empresa, já que as crianças da década de 90 torravam o dinheiro comprando os pacotes de figurinhas, não só para colecionar como também para conseguir os valiosos prêmios: conjunto de copos, jogos de dama inteiramente de plástico, conjunto de pratos, estojos, panelas e muitas outras coisas que todo pivete queria. Para conseguirmos tais prêmios, era preciso ter a figurinha chave para completar a metade de uma imagem ou parte dela, assim levávamos ao cara de onde compramos as figurinhas e solicitávamos os prêmios, isso quando o filho da mãe tinha, quase sempre não tinham o prêmio e a gente ficava na mão, torrando nossos preciosos centavos à toa. Lembro-me que uma vez roubei 5 reais da minha mãe para comprar figurinha, comprei, ganhei dois prêmios super supimpas (um conjunto de copos de vidro e um jogo de damas de plástico), mas em troca levei uma sola quando minha mãe descobriu. As crianças disputavam suas valiosas figurinhas nos bafos, utilizavam milhares de truques pra lá de espertos, como usar o ceroto da mão como tática para virar as figurinhas do adversário, ou os mais burros, usavam chicletes. Eu como um jogador de bafo, deixava a mão em uma posição convexa, o que ajudava bastante. Nos albuns mais vagabundos, a figurinha não era auto colante, precisávamos usar nossa cola Polar para o serviço. Como exemplo, tínhamos o famoso album de figurinhas da Placar, preenchido com vários times nacionais e jogadores, pivetes adoram futebol, logo, era um prato cheio; tínhamos também aqueles albuns Jumbo, com vários desenhos (Pokemon, Cavaleiros, Barbie, Caverna do Dragão, Balão Mágico...), peraí, Balão Mágico não é desenho, mas todo bom album de figurinha vinha até coisa de novela no meio dos desenhos, o povo misturava era tudo. Lembro que também existia o album de figurinhas do Ping Pong, em que a gente podia colar as musas do É o Tchan, cumpade Washington, Jacaré e seus amigos. A febre dos albuns de figurinha já se foi, mas mesmo assim, ainda é comum encontrá-los em bancas, com as coisas gays que saem na mídia, como Crepúsculo e outras coisas envolvendo Robert Çeuquê Lá. É isso, amigos e doutores, essa foi mais uma viagem no tempo com o Doutor Mestre em Tecnologia que ainda busca a perfeição da máquina raio x de fazer pão.

5 comentários:

  1. Nossa, foi aqui que eu contei sobre minha traumatica infância e meus trocados convertidos em figurinhas né? rsrs
    Nossa.. eu acho q os donos dos tais albuns pararam de fazer isso pq nao tinhamais od por o dinheiro..hahahaha
    Sobre a sua sola, vc deveria ter tentado subornar sua mãe com o conjunto de copos.. hahahaha
    Sobre os meios de ganhar no bafo, não recomendo chiclete.. a figurinha cola nele e entrega vc.. fica desacreditado no meio da turminha..rsrs
    a mão convexa sempre foi o melhor modo de sair faturando..

    ResponderExcluir
  2. Cara, ainda lembro quando eu tinha um álbum de figurinhas de 1996... lembro que faltava apenas uma figurinha para completar e era o goleiro do Grêmio, e eu como um bom piá colorado, torcendo para o Internacional, nunca completei aquele álbum, pois nunca quis a figurinha do Danrlei.

    Mas acho que é isso... foi o mais próximo que eu cheguei de completar um álbum.

    Todo mundo adorava, né?

    Desculpa pela falta de comentários, eu curto vir aqui, mas a minha internet é uma bosta e as vezes cai e não volta tão cedo (é net) então comento depoiss.

    ResponderExcluir
  3. Lembro da minha infancia em que meu older brother alem de monopolizar os video games também monopolizava os albuns de figurinhas, a justiça dele era a seguinte: figurinhas novas eram dele: repetidas eram minhas e repetidas das repetidas iam para as mãos de Mr. Goblin, acho que vivi uma monarquia na minha infancia... mas era uma era dourada, lembro de ter chorado pra ganhar o album do pokémon, e conquistei minha independencia-figurinica, seja lah que porra seja essa....

    ResponderExcluir
  4. Que irmandade infeliz essa do chupacabra...
    Eu tinha um álbum do batman forevis que comprei numa locadora. Gostava muito, era adesivo e não precisava melar a mão com cola e não tinha defeito de impressão. Oh saudades daquele tempo...

    ResponderExcluir
  5. Como era mesmo o nome desse álbum a que se referiu no post??? Que dava prêmios ao completar determinada figura...

    Abraço,

    Julio

    ResponderExcluir